O que a pandemia nos fez este último ano é que passamos muito mais tempo em casa e isso não é nunhuma novidade. Certamente que na última primavera você já começou com as hortas urbanos e cultivo em casa. Mas se você pensou que o confinamento duraria pouco, que seria questão de dias ou semanas ou simplesmente não te deu mais vontade, agora é a hora!
Em Aosom.pt vamos te mostrar como é fácil ter uma horta em casa. Se você é um especialista em jardinagem ou já tem experiência, pode aproveitar as vantagens de ver nossas mesas de cultivo, plantadores elevados e muitos mais artigos de jardinagem. Talvez seja também a hora de preparar mais o espaço ou se tiver um jardim grande, dar um passo maior.
A agricultura é a arte de saber esperar
Riccardo Bacchelli
Por que ter um jardim urbano
Anos atrás, pesava-se que as hortas eram apenas para quem tinha um grande jardim ou espaço para cultivar. Mas isso mudou. E ter um jardim está ao alcance de todos. Chegou a revolução das hortas urbanas e se uma coisa é certa é que vieram para ficar.
E é que, se pensarmos sobre elas, apenas coisas positivas nos vêm a cabeça. Consciência ecológica, alimentos nutritivos, saudável, ecológicos, consumo responsável e muito mais. As hortas urbanas contribuem para o autoconsumo, permitindo-nos cultivar nossos próprios alimentos.
Comecar de zero
Se você nunca teve uma horta e decidiu dar o salto rumo à sustentabilidade e aos produtos orgânicos, vamos lhe dar algumas dicas para começar do zero. A localização do seu jardim, a escolha do recipiente ou a proximidade de uma torneira são elementos que devem ser levados em consideração para não cometer erros. Falaremos mais sobre esses 3 aspectos importantes.
1. Onde localizar o jardim urbano
As hortas urbanas caseiras permitem aproveitar ao máximo o espaço e dependendo do formato que você escolher, pode tê-la em um cantinho do jardim, terraço ou varanda.
Não custa nada localizar sua área de cultivo em um local seguro, que pode ser protegido dos intempérie facilmente em dias de tempestade ou muito vento. Se você puder colocá-lo em um lugar por onde passa com frequência, é o ideal. Do contrário, muitos dias você vai se esquecer de regar ou nem vai ver que já tem algumas frutas prontas para colher.
Além disso, também é importante que você escolha um espaço onde pegue sol. Lembre-se de que existem algumas lavouras que requerem no mínimo 6 horas de sol por dia. As plantas se alimentam do sol e do substrato e por isso eles são dois elementos essenciais.
2. Escolher o recipiente adequado
Como acabamos de dizer, dependendo do recipiente que escolher para o sua horta, será mais importante ter uma torneira por perto ou não. Indicamos os 4 recipientes mais comuns para fazer hortas urbanas. Se ainda tem dúvidas se vai gostar ou se vai ser uma atividade que poderá abandonar, recomendamos que comece pelo mais básico, porque também seria uma pena fazer um grande investimento à toa. Mas se o seu desejo o impulsionou a empreender este belo projeto, encorajamos você a dar mais um passo, porém com cautela.
➡️ Vasos
São as opções mais baratas para começar. Também permitem muita flexibilidade e são perfeitos para pequenos espaços ou para dar um toque diferente ao seu jardim. Você também pode escolher de acordo com o que queira plantar, já que segundo o tipo de cultivo se requer recipientes mais ou menos profundos.
➡️ Floreiras
As floreiras assim como os vasos, são uma opção muito econômica para começar. Também permitem muita flexibilidade e são perfeitas para espaços pequenos ou para dar um toque diferente ao seu jardim. Você também pode escolher uma floreira elevada, que igual que as mesas de cultivo são ideais para não ter que curvar as costas para cultivar suas plantas ou hortaliças.
➡️ Hortas Verticais
As hortas verticais são a opção ideal se não pretende abrir mão do seu espaço visto que o cultivo é feito na vertical. Em um canto da sua varanda e principalmente nas paredes. Elas exigem pouco espaço, embora seu investimento possa ser um pouco maior do que nos dois casos anteriores. A menos que você seja um amante do DIY e handmade e decida fazer você mesmo uma horta vertical reciclando materiais.
➡️ Mesas de Cultivo
Pode ser uma das opções mais caras, mas certamente é também a que lhe dará mais rendimento. Se você tem certeza de que o seu é a agricultura ecológica e está morrendo de vontade de ter seus próprios alfaces, ervas aromáticas, rabanetes, etc. As mesas de cultivo são uma aposta segura. Existem em diferentes tamanhos e materiais, para atender às suas necessidades.
Você pode encontrar mesas de cultivo de plástico, metal e madeira. As duas primeiras opções, ao contrário das de madeira, tendem a superaquecer mais. Embora também sejam geralmente mais leves e econômicas. Por outro lado, os de madeira oferecem um espaço com maior transpiração para o substrato por ser um material poroso, e que só pode trazer benefícios para suas lavouras.
3. Água para regar facilmente
Dependendo do tamanho do seu jardim, pode ser muito benéfico se estiver perto de uma torneira. Embora se você for um iniciante queira começar aos poucos, certamente esse é um fator que você pode ignorar, pois um regador será suficiente. Em jardins maiores, uma mangueira pode ser sua grande aliada para acelerar a rega de suas plantas e vegetais. Se você tiver espaço, também pode ter alguns tambores para coletar a água da chuva e aproveitá-la para logo regar.
Como começar a plantar
Se já se informou ou já fez uma visita a um centro de jardinagem, com certeza já sabe que existem duas formas de plantar. Podemos fazer isso por meio de sementes ou com plantadores. Esta segunda opção garante melhores resultados para iniciantes, já que pulamos a etapa de germinação que é mais complicada. Em alguns casos, os cultivos germinam com muita facilidade e rapidez e seria desnecessário adquirir a muda. Alface, feijão, ervilha, rúcula, manjericão, coentro, rabanete ou beterraba são alguns exemplos.
➡️ O que plantar e semear na primavera
É importante que ao iniciar o plantio leve em consideração o calendário de semeadura. Nem todas as safras podem ser plantadas ao longo do ano. Além disso, para começar, recomendamos que você comece com culturas de ciclo curto. Desta forma, você terá resultados a curto prazo. E sendo a primeira vez que você vai fazer sua própria colheita, pode ser mais gratificante ver os resultados mais cedo. As alfaces são a colheita perfeita e também podem ser plantadas durante todo o ano. Outra cultura que é muito fácil de cuidar e que vive bem e rápido são os morangos. Claro, começando pelo plantio, senão o ciclo é mais longo. As crianças vão adorar arrancá-los e comê-los!
Alguns cultivos para plantar na primavera com o plantador:
Tomate, berinjela, pimenta e morango
Alguns cultivos para semear na primavera com sementes:
Manjericão, alface, cenoura, coentro, espinafre, feijão e beterraba
➡️ Dicas para levar em consideração
Lembre-se que isso é só o começo, a partir daqui você terá que cuidar da sua horta urbana para que suas plantações cresçam de forma saudável e não faltem nutrientes. Antes de terminar, damos algumas últimas dicas:
- Certifique-se de escolher um bom substrato para suas plantas e cultivos retenham bem água e bons nutrientes.
- Vermicomposto é um fertilizante natural que fornecerá nutrientes ao seu substrato.
- A colocação de malha geotêxtil em seus plantadores ou jardins urbanos de madeira ajudará a protegê-los. E elas são realmente eficazes contra ervas daninhas caso você faça seu jardim diretamente no solo.
- Se você deseja prolongar a vida útil de suas mesas de cultivo ou plantadores de madeira, pode aplicar um tratamento protetor para madeira.
- Certifique-se de que seus recipientes de cultivo tenham orifícios de drenagem, eles ajudam a prevenir o acúmulo de água e as raízes não apodrecem.
- Evite principalmente no início que o solo não se seque, como as plantações são pequenas, podem morrer facilmente.
- Se depois de experimentar o jardim urbano você ousar e tiver espaço, pode sempre dar o salto e começar com uma estufa.
Em Aosom.pt não somos especialistas em agricultura, hortas ou colheitas. Portanto, embora nós já relatamos anteriormente no inicio deste post, encorajamos você a compartilhar conosco dicas, recomendações, truques e tudo o que você quiser. Sua opinião é importante para nós e sua experiência pode servir de referência para outros usuários.