No Dia Mundial da Atividade Física, queremos ajudá-lo a ter uma vida saudável, oferecendo uma seleção de produtos para que possa se exercitar em casa e ao ar livre que mais lhe convier. Também lhe falará mais sobre o impacto da sua prática no dia a dia e as recomendações da OMS para levar um estilo de vida saudável.
Recomendações e dados relevantes
O dia 6 de abril é o Dia Mundial da Atividade Física. Foi a OMS que o criou em 2002 visando aumentar a consciencialização sobre a importância da atividade física e também os seus benefícios para a saúde. Isso nos leva a comemorar este dia como o Dia Mundial do Desporto. Porém, para a OMS, o significado de atividade física é muito mais amplo. Qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos e em que haja, portanto, um consumo de energia. Embora a intensidade sempre varie dependendo de cada pessoa, as seguintes recomendações são feitas:
- Crianças e adolescentes: 60 minutos diários de atividade física moderada ou intensa
- Adultos com mais de 18 anos: mínimo de 150 minutos por semana de atividade moderada
Sabia que cerca de 3,2 milhões de pessoas morrem a cada ano devido à inatividade física? Segundo estudos realizados, estima-se que cerca de 23% da população adulta não pratica atividade física suficiente, mas no caso dos adolescentes este número chega a 81%. Apenas 2 em cada 10 jovens têm um nível de atividade suficiente, não é alarmante?
60 ‘por dia para jovens e 150’ por semana para adultos
O que leu, apenas 2 em cada 10 jovens levam um estilo de vida saudável. E certamente, se você pensar sobre o motivo, não terá dificuldade em encontrar uma explicação para isso. O computador, o videojogo, a TV, o telemóvel … É preciso continuar? O surgimento de novas tecnologias e dispositivos eletrónicos são quase sinónimos de sedentarismo, ou seja, inatividade física. Os nossos jovens passam a maioria do tempo sentados, estudando ou brincando. E já vimos que, para eles, a matéria de educação física ministrada no instituto não é suficiente para atingir o mínimo recomendado de 60 minutos diários.
Quanto aos adultos em geral, recomenda-se um mínimo de 150 minutos por semana, ou o que seriam cerca de 30 minutos 5 dias por semana. E obviamente, se por idade ou outros motivos esse número for excessivo, quanto mais, melhor. Se os mais velhos podem se exercitar 100 minutos por semana, não deixe que eles façam 90. A atividade física em idades avançadas é especialmente benéfica para as articulações e funções cardiorrespiratórias. Basta sempre adaptar a prática às limitações de cada pessoa e aos possíveis riscos à saúde associados.
Propostas estar fisicamente ativo
Pronto para vencer o sedentarismo e exercitar-se? Aqui estão algumas sugestões para praticar desportos e exercícios. Porque nem a falta de espaço em casa pode ser desculpa. Nem é a falta de tempo. Esperamos que goste da nossa seleção de produtos.
Já experimentou o paddle surf? Uma maneira muito divertida de ser ativo enquanto melhora o seu equilíbrio. Vem com todos os acessórios incluídos sendo adequado para todas as idades. O comprimento do remo é ajustável para se adaptar à altura de cada utilizador. E a base é antideslizante para uma melhor aderência. Tem coragem?
Andar de bicicleta é uma boa opção de exercício. Se já tem uma bicicleta (com certeza uma delas está em casa), pode dar um uso duplo com os rolos de bicicleta. Pode viajar quilómetros sem sair de casa enquanto assiste a um filme o seu filme favorito na televisão.
Se gosta da ideia de andar de bicicleta, mas não se convence com a ideia de rolos de bicicleta ou não tem espaço para uma bicicleta estática, embora tenhamos alguns modelos dobráveis que requerem pouco espaço, esta mini bicicleta estática é excelente. Possui resistência ajustável e, além disso, o seu pequeno formato permite usá-lo também para treinar braços.
O levantamento de peso também é um desporto ideal para se exercitar enquanto ganhamos músculos e tonificamos o nosso corpo. Além disso, este conjunto de halteres pode ser convertido numa única barra com um adaptador com várias placas de peso para ajustar de acordo com as suas necessidades.
Nunca praticou boxe? Este é um dos produtos mais completos que possuímos já que inclui saco, bola e barra rotativa. Ideal para trabalhar os reflexos, a precisão e a coordenação enquanto ganha músculos e liberta tensões.
E se deixarmos o carro estacionado em casa e for comprar pão de trotinete? Esta trotinete recomendada para maiores de 14 anos é ideal para adolescentes e adultos. Por ser dobrável, pode levá-la para qualquer lugar. Mesmo se for de transporte público ou de férias. Também temos trotinetes elétricas, mas nesta ocasião não nos convém.
A atividade física não é apenas desporto
Como já dissemos, a atividade física não se realiza apenas por meio do desporto. O exercício é atividade física. Brincar também é atividade física. Caminhar é uma atividade física. Fazer o trabalho doméstico envolve atividade física. E poderíamos continuar. O que todas essas práticas têm em comum com o desporto, além de ser atividade física, é benéfico para a saúde.
Além disso, o nosso Desafio de saúde 10.000 passos por dia falamos sobre os benefícios de caminhar todos os dias e caminhos para atingir os nossos objetivos em termos de passos a dar. E é que os benefícios da caminhada se estendem a qualquer outra prática de atividade física. Ao nos mantermos ativos, reduzimos consideravelmente a possibilidade de sofrer de problemas cardiovasculares, melhoramos a nossa circulação, fortalecemos os nossos ossos e também nos ajudamos a combater o stresse ou a ansiedade e a nos sentirmos melhor e mais criativos.