Você sabe como instalar um toldo vela? Te explicamos em uns simples passos
Os toldos vela são uma alternativa elegante e econômica para toldos volumosos e estruturas de exterior. Se você está procurando uma solução fácil e rápida para sombrear o seu terraço, pátio ou jardim, já encontrou: um toldo de vela.
Atualmente, você pode ver esse tipo de toldos a nível doméstico e urbano. Eles são usados em casas para sombrear pátios, jardins e terraços e também em piscinas.
Em locais públicos, podemos vê-los em ruas comerciais, feiras, parques, áreas para piquenique, praças e muito mais.
Como escolher um modelo?
Os toldos vela estão ganhando terreno no mercado e é por isso que você pode encontrar uma grande variedade de modelos para escolher.
As formas mais comuns são retangulares, triangulares e quadradas, embora você também possa encontrar Hexagonais e octogonais. Existe uma grande diversidade de desenhos e a melhor opção para você, depende do espaço que você tem e da área que deseja sombrear.
Outra vantagem do toldos de vela é que eles podem se sobrepor e agrupar, oferecendo assim muitas possibilidades. Te daremos algumas ideias para combinar mais de um toldo de vela no mesmo espaço:

Além da forma, você pode escolher entre uma ampla variedade de cores: bege, areia, creme, laranja, vermelho, cinza, …
Ao contrário da forma, que sua escolha está intimamente ligada à funcionalidade ou espaço disponível, a escolha da cor é puramente estética, ou seja, você deve escolher o que você mais gosta de acordo com seu estilo e decoração do espaço onde vai instalá-lo.

Ver todos os modelos disponivéis >>
Onde posso instalar?
A principal vantagem destes toldos vs. os toldos tradicionais é que permitem que sejam instalados e adaptados a espaços pequenos e estreitos, abertos e praticamente em qualquer espaço, ja que não possui a necessidade de fixá-lo a uma parede ou a uma estrutura concreta, se não que pode adaptá-lo ao espaço que tenha que ou colocar suportes a medida.
- Tenha em mente que o uso de uma estrutura existente é a opção mais rápida, mais fácil e econômica para a instalação de um toldo de vela.
- Você deve encontrar os pontos de ancoragem para cada canto do toldo da vela.
Requisitos para pontos de ancoragem:
- Forte o suficiente para manter o toldo vela tensionado e resistir a pressão do vento.
- Estar bem alinhado entre si para garantir uma boa tensão. Para conseguir isso, você pode desenhar uma linha reta desde o ponto de ancoragem até o ponto central do toldo de vela.
- Ao menos um dos cantos deve oferecer uma inclinação de 30º como mínimo.
Possíveis pontos de ancoragem:
- Parede
- Viga resistente
- Árvore com um diâmetro mínimo de 25cm
- Poste de madera com um diâmetro mínimo de 10cm devidamente cravado no chão
- Poste metálico com um diâmetro mínimo de 4cm devidamente cravado bo chão
- Suporte específico para a fixação de toldos vela Ver produto
Se você for usar qualquer tipo de poste para a instalação, tenha em mente que você deve usar suportes adequados e fixá-los com segurança e firmemente no chão.


A altura mínima das fixações deve ser de 2,4 m do nível do chão e deve ser forte para suportar o peso do toldo da vela em condições de vento. Você deve ter em mente que o vento pode aumentar a pressão do toldo nas fixações, por isso é muito importante garantir que eles possam suportar mais atrito em momentos específicos onde o tempo o exige.
Lembre-se de que é muito importante que o produto esteja devidamente tensionado e inclinado para uma instalação adequada |
1) Se o toldo da vela não estiver apertado, ele inchará com o vento como se fosse um balão exercendo muita força nas âncoras e colocando em risco o produto e a instalação |
2) A inclinação permite que a água deslize, caso contrário ela pode se acumular no centro e romper com o peso da água. Portanto, deve-se assegurar que pelo menos um dos cantos do toldo de vela tenha uma inclinação de 30º. |
Como instalar um toldo vela?
1. Selecione a área que você deseja sombrear e procure os elementos que você pode usar como pontos de ancoragem. Leve em conta a posição do sol para otimizar a área sombreada o máximo possível.
2. Coloque as fixações nos pontos de ancoragem determinados. Certifique-se de que estão orientados para o centro da vela e que estão firmemente fixados. Verifique os requisitos dos pontos de ancoragem para uma instalação correta.
3. Desdobre o toldo vela e estenda no chão, levando cada canto ao ponto de ancoragem. Recomendamos que você limpe a área de instalação para trabalhar mais confortavelmente.
4. Amarre o toldo ao ponto de ancoragem. Coloque o toldo da vela na fixação colocando os elementos da seguinte forma:
A) Na parede, viga ou similar: Fixação+ gancho + tensor + gancho + Toldo de Vela

B) Em um poste de madeira ou metal, use um parafuso de olhal:

Se o ponto de ancoragem estiver mais distante, você pode usar um cabo ou um cabo de aço inoxidável para prender o toldo à fixação. Você pode fazer assim:


5. Aperte as fixações. Você deve começar a apertar toldo vela por partes, não tensione ao máximo um canto e depois o próximo. A melhor maneira de fazer isso é progressiva, isto é, pouco a pouco você pode ver cada um dos cantos do toldo até que o tecido fique rígido sem dobras. É normal que nos primeiros dias afrouxe a instalação e você deva voltar a tensionar.
Agora, você só tem que relaxar e desfrutar do seu espaço ao ar livre com o novo toldo de vela!
Você quer saber como fazer a manutenção do toldo vela?
Uma vez instalado … não se esqueça de cuidar!
Não se preocupe, a manutenção deste produto é muito simples. Para limpá-lo corretamente:
- Crie uma mistura de sabão e água (use sabão neutro)
- Espalhe a mistura sobre toda a superfície do tecido com uma esponja, pincel ou pano
- Deixe reposar durante 10 minutos
- Lave-o com água (você pode usar a mangueira de jardim para maior conforto)
- Não utilize a máquina de lavar roupa, o secadora, escovas duras ou produtos de limpeza agressivos
- Para conservar melhor seu toldo de vela, recomendamos que você o remova e guarde se não for usá-lo durante o inverno
