Quando vemos uma planta, pensamos no ar fresco e na natureza. As plantas são sinónimo de alegria, beleza e harmonia. Ter plantas em casa dá-nos cor, vida e torna a nossa casa um lugar mais acolhedor e confortável.
Muitos de nós pensamos em comprá-las, mas ficamos com receio por várias razões. Talvez não tenhamos tempo ou constância para cuidar delas, talvez nos esqueçamos sempre de as regar, talvez sejamos alérgicos a elas… ou talvez simplesmente não tenhamos aptidões para elas e, por muito desejo e intenção que lhes dediquemos, acabam por murchar e morrer. Se é este o seu caso, a solução são as plantas artificiais.
Características das plantas artificiais
As plantas artificiais podem proporcionar-nos características semelhantes ou iguais às das plantas naturais em termos de beleza e variedade. São perfeitas tanto para o interior como para a decoração dos nossos terraços, pátios e jardins. Além disso, as plantas artificiais adequadas para o exterior oferecem uma grande resistência às intempéries e à chuva e também à luz solar intensa. A entrada da sua casa ficará certamente muito mais bonita se colocar uma planta artificial junto ao hall de entrada. Ou também ficam muito bem entre as poltronas da sala de estar ou a alegrar as áreas de passagem da sua casa. Em seguida, vamos falar-lhe de algumas das características das plantas artificiais:
- Muito pouco cuidado
- Não é necessário regar nem podar
- Aspeto realista
- Sem alergias
- Não murcha
- Resistente às temperaturas negativas
- Não sujam porque não deixam cair folhas
- Podem ser colocadas em locais sem luz
- Não atraem mosquitos
Mais económico no longo prazo
O preço é um aspecto que, obviamente, pode fazer-nos desistir de comprar uma planta artificial. Uma planta artificial pode ter um preço mais elevado do que sua versão natural. No entanto, é importante ter consciência de que, a longo prazo, elas são mais económicas do que as plantas naturais. Além disso, não é necessário utilizar produtos como pesticidas ou fertilizantes e nunca é preciso fazer o transplante delas, entre outras coisas. As plantas artificiais também não precisam ser regadas.
Manutenção de plantas artificiais
A escolha da sua planta artificial, para além da parte puramente estética e económica, deve também depender da dedicação que lhe quer dar. Embora sejam muito fáceis de manter, uma planta com folhas grandes e sem flores não é o mesmo que uma planta com muitas folhas pequenas.
Embora possamos ouvir dizer que as plantas e flores artificiais não requerem qualquer cuidado ou manutenção, isso não é inteiramente verdade. Da mesma forma que limpamos regularmente o pó dos nossos móveis, as nossas plantas são apenas mais um elemento da nossa casa e é aconselhável limpá-las e retirar o pó. E a sua manutenção dependerá do seu tamanho e dos elementos que as compõem. Em Aosom.pt damos-lhe alguns conselhos para a manutenção das suas plantas artificiais:
- Plantas pequenas e médias: Podemos retirá-las do vaso ou floreira onde se encontram e limpar o pó. Uma forma ideal de as manter limpá-las com um pano macio e húmido com água e sabão, desde que o fabricante o permita.
- Plantas grandes: As plantas grandes requerem um pouco mais de esforço. Pode espanar suavemente com um pano macio ou usar um aspirador de pó com bocal de escova para remover o pó acumulado. Em seguida, de houver manchas ou sujeira difícil de remover, pode usar um pano húmido com água e sabão.
- Plantas delicadas com folhas ou flores pequenas: É melhor molhá-las com um borrifador e em seguida, passar um pano húmido, com o máximo de cuidado.
Em todos os casos, devemos evitar secá-las ao sol, porque isso pode deteriorar o material de fabrico e a cor da nossa planta.
É muito importante certificar-se, antes de limpar a planta ou flor artificial, de que a cor não se modifica. É aconselhável fazer um teste numa parte discreta para ver se sofre alterações.
Nossas plantas artificiais
Se tem plantas artificiais em casa e quer aumentar a sua família, ou se não tem nenhuma e decidiu comprar uma, em Aosom.pt temos alguns modelos que vai certamente adorar. Atualmente temos plantas que vão desde os 90 cm até aos 180 cm. Alguns modelos são plantas com poucas folhas, como a palmeira, que é uma garantia de elegância em qualquer lugar. Está disponível em dois tamanhos, um com 7 folhas medindo 120 cm e outro com 10 folhas medindo 180 cm. Por outro lado, também temos diferentes bambus. Para encontrar a planta que melhor se adapta às suas necessidades e/ou gostos, o melhor é dar uma vista de olhos à nossa categoria de plantas artificiais, de certeza que vai gostar de mais do que uma!
Já viu que, se gosta de plantas, mas não gosta muito de plantas naturais, as plantas artificiais são uma excelente opção. Apesar de não proporcionarem todos os benefícios de uma planta verdadeira, podem proporcionar os mesmos em termos de beleza e variedade. Se gostou deste artigo sobre plantas artificiais, uma boa opção e está em teletrabalho, recomendamos-lhe Ideias e dicas para teletrabalhar em casa. Uma planta artificial junto à sua secretária vai ficar muito bem e trazer-lhe alegria. 😉