BLOG Casa Desportos

Resoluções de ano novo

É daqueles que tomam resoluções e aproveita o início de um novo ano para o fazer? Há uma frase que diz: o melhor momento é agora. Contudo é apenas no presente que podemos lutar pelos nossos sonhos, objetivos, propósitos, desfrutar da nossa família e amigos, valorizar as pequenas coisas e, em resumo, ser ou trabalhar para alcançar a nossa melhor versão de nós mesmos.

Dessa forma, as resoluções de Ano Novo não são mais do que hábitos que queremos mudar. Coisas que queremos melhorar, desejos, vontades… mas sejamos realistas, será que queremos mesmo? Será que vamos ser persistentes para o conseguir? É verdade que fazemos excelentes resoluções, como por exemplo, deixar de fumar, ter uma alimentação mais saudável, fazer mais exercício físico… mas muitos poucos de nós as cumpremos efetivamente. Em seguida, damos-lhe algumas dicas para alcançar os seus propósitos e contamos-lhe alguns deles. Mas, antes de maois nada, diga-nos qual é o seu propósito para 2021?

Conselhos para alcançar o seu objetivo

  1. Primeiramente, não espere resultados imediatos nem desista diante das dificuldades.
  2. Dê um passo de cada vez. Faça pequenos progressos, o ano tem muitos dias. Pode estabelecer metas até atingir o seu objetivo e também pode escrevê-las como lembrete.
  3. Se tiver pessoas à sua volta que conheçam o seu objetivo, com certeza elas irão encorajá-lo. Também pode estabelecer alguns dos seus objetivos na empresa.
  4. Sucesso. Celebre os seus progressos, por mais pequenos que sejam, e concentre-se no objetivo seguinte.
  5. Não se esqueça, o passado não o pode ajudar e o futuro somente ajudará quando estiver nele, no presente. Ou seja, não procrastine.
  6. Dizem que sem dor não há recompensa. As nossas ações definem-nos. E neste caso não é diferente.
  7. Podes fazê-lo de certeza, podes fazê-lo. Esta tem que ser a atitude 😉.

18 Propósitos de Ano Novo

  • Deixe de fumar. O seu corpo agradecer-lhe-á. Se a força de vontade não for suficiente e sentir que está viciado em fumar, pode aproveitar para procurar ajuda profissional.
  • Pratique mais desporto, claro que sim! Aproveite todas as oportunidades para fazer exercício. Caminhar, correr, dançar… Aconselhamo-lo a ler o nosso post Desafio de saúde: 10 000 passos por dia, no qual lhe damos algumas dicas para uma vida menos sedentária e mais saudável. Além disso, ter equipamentos fitness pode ajudá-lo neste objetivo.
  • Faça uma dieta mais equilibrada. Tenha coragem! Tal como acontece com o tabaco, encorajamo-lo a fazê-lo. O nosso corpo é como o motor de um carro, e se o motor não funciona… está mal! Dessa forma, não estamos a falar de perder peso, estamos simplesmente a falar de dar ao nosso corpo os nutrientes e as vitaminas de que ele necessita.
  • Perder X quilos. Se tem alguns quilos a mais e gostaria de os perder, ou se tem excesso de peso e isso está a afetar a sua saúde. Esta é a sua resolução! Os pontos 2 e 3 são essenciais: praticar mais desporto e ter uma alimentação mais equilibrada. Dessa forma, consulte um profissional para obter conselhos.
  • Mude de emprego. Pode não gostar do seu emprego, pode odiá-lo, pode não se sentir realizado, ou também não se sentir à vontade com os seus colegas… por vezes, o medo paralisa-nos. Além disso, a ideia de que nos vamos arrepender, de que o próximo emprego será pior… não tome decisões precipitadas, Mas lute pelos seus sonhos e para estar bem.
  • Saber dizer NÃO. Às vezes, se somos bons, somos tolos. Não sabemos dizer NÃO e colocamos sempre os outros à frente de nós próprios. Se alguém necessita um favor, pede-o. E a resposta pode ser SIM ou NÃO. Se a pessoa se zangar? O problema é deles. Dizer “não” não é uma coisa má. Vamos deixar isso bem claro, OK?
  • Passe mais tempo com o seu parceiro ou com os seus filhos. O trabalho, as obrigações do dia a dia, o cansaço… temos sempre razões ou desculpas para não passar tanto tempo como gostaríamos com os nossos entes queridos. Organize-se, de certeza que vai encontrar tempo. Do mesmo modo, estabeleça prioridades. Talvez dizer NÃO a outras coisas o ajude neste objetivo.
  • Não dependa tanto dos outros. Habituámo-nos a estar demasiado à vontade e a depender dos outros. Também a pensar como nos vamos organizar em função da ajuda que vamos receber ou a recorrer sempre aos mais próximos para resolver os nossos problemas. Desse modo, vamos começar a mudar?
  • Poupar. Para uma saída, para um capricho, para o futuro, para imprevistos… muitos de nós vivemos o dia a dia e temos muita dificuldade em poupar. Existem muitos métodos de poupança que com toda a certeza o ajudarão a poupar mais de 1000 euros sem se aperceber!
    Conhece o método das 52 semanas? Consiste em poupar todas as semanas uma quantia entre 1 e 52 euros, de forma aleatória, e não é válido repetir. Para facilitar, pode escrever os números de 1 a 52 numa folha de papel e riscá-los à medida que vai poupando a quantia indicada (de certeza que encontra modelos online). A´lém disso, tente intercalar os valores ou aproveitar os meses em que tem mais poupanças para colocar os valores mais elevados… caso contrário, vai acumulá-los todos para o fim e pode ser difícil cumprir o desafio. Ah! E também não E não é admissível fazer batota ao estilo: marco 50 e coloco só 20 e os 30 acrescento na próxima semana… não, não, não… nunca menos do que isso. E se colocar mais, o extra não conta.
proposito de poupar dinheiro
  • Ler mais livros. Também há desafios para isso. Ou pode juntar-se a um clube de leitura por exemplo. Se tem filhos pequenos, nesse sentido, além de lhes contar histórias, pode incentivar a leitura. Um pequeno momento (que não tem de ser uma hora exata por exemplo) em que se cria um ambiente acolhedor e tranquilo em casa, onde todos podem desfrutar da leitura individualmente. Há também quem lhe chame tempo de silêncio, onde se pode ler, pintar… ou qualquer atividade que possa ser realizada em silêncio.
  • Criticar menos e não se deixar afetar pela crítica. Serve para alguma coisa? Habituámo-nos a não criticar ou a dar opiniões sem saber. É como se toda a gente tivesse o direito de falar dos outros. E, por outro lado, como é que lidamos com eles? Devemos ser afetados pelas críticas? Dessa maneira, uma boa alternativa é encarar a crítica como uma opinião. Se puder tirar algo dela, aproveite-a, se não, ignore-a. Além disso, dizem-se que: o que A diz sobre B diz mais sobre A do que sobre B.
  • Aprende uma nova língua ou a cozinhar. Nunca é demasiado tarde para aprender. E também é muito benéfico para o nosso cérebro, memória… o conhecimento não ocupa espaço e mantém-nos ativos. Dessa forma, inscreva-se num curso de culinária, num curso de línguas por exemplo, ou num curso sobre um tema que lhe interesse. Se desistiu de estudar, talvez seja um bom ano para o retomar. Outra alternativa são os milhares de tutoriais que pode encontrar na Internet e que o podem guiar no seu processo de aprendizagem. Se o seu trabalho e/ou as suas responsabilidades não lhe permitem frequentar qualquer tipo de aulas presenciais, a Internet tem um vasto leque de opções. Além disso, pode até encontrar professores nativos com quem pode praticar a língua que quer aprender e cursos com salas de aula virtuais onde pode interagir com outros alunos e um tutor.
  • Ser grato e/ou mais afetuoso. Sem dúvida é muito difícil às vezes. Tão fácil como dizer: OBRIGADO. Como demonstrar com um gesto, uma palavra ou um detalhe a nossa gratidão. Dizer às pessoas de quem gostamos que as amamos. Como é bom dizer EU TE AMO. E num ano em que nos proibiram de dar beijos, abraços… que nunca nos faltem olhares e palavras.
  • Ser mãe/pai. Esta é uma das decisões mais importantes que se pode tomar. Visto que, se tu e o teu parceiro decidiram dar o passo em frente, esta é uma boa resolução. Ou talvez queira ser mãe ou pai solteiro. Felizmente, nem tudo se resume a uma gravidez convencional, podendo também recorrer-se à FIV ou à adoção, seja por desejo ou por necessidade.
proposito de ter um filho
  • Tornar-se independente. Se vive em casa dos seus pais e tem um parceiro estável, se trabalha e já é financeiramente independente, etc., Dessa maneira, pode estar a pensar em dar finalmente o passo em frente e sair de casa. Com toda a certeza, tornar-se independente é como abrir-se à vida. Ademais, não é a mesma coisa viver em casa dos seus pais que em sua casa própria, mesmo que ajude na economia familiar e nas tarefas domésticas.
  • Desfazer-se de coisas desnecessárias. Certamente, já ouviu falar do método Marie Kondo. É sobre arrumação, a importância das coisas, livrarmo-nos do desnecessário… e até a forma de arrumar e organizar a nossa roupa. Tudo para sermos felizes. Não soa mal, não é? Embora se não concordar com esta filosofia, também pode desafiar-se a eliminar ou doar as roupas que não usa há anos e que possivelmente nunca mais voltará a usar.
  • Deixe de pensar em resoluções, por muito boas que sejam, que sabe que não vai cumprir.
  • Mude a decoração da sua casa. Certamente tem móveis emprestados de quando se tornou independente que não se encaixam uns nos outros. Móveis muito antigos que ademais não são nada práticos… então deve pensar em mudá-los. Se não gosta ou não se sente confortável com os seus móveis, o Ano Novo pode ser uma boa oportunidade para os mudar.

O que pensa de todas estas resoluções de Ano Novo e já refletiu sobre elas? Afinal, o importante, com ou sem resoluções, é que este 2021 seja muito melhor do que 2020, certo? Que, pouco a pouco, possamos voltar à normalidade e que acima de tudo não nos falte saúde. Porque, em maior ou menor grau, todos nós tivemos um ano difícil, estranho e muito, muito diferente. Então, seja qual for a sua situação; se apenas ouviu falar de casos próximos, se esteve confinado durante alguns dias por ter estado em contacto com uma pessoa positiva, se passou e superou o vírus ou, se teve pior sorte e experimentou na sua própria carne a perda de um conhecido ou familiar devido a este vírus letal, com toda a certeza desejamos-lhe a si e aos seus entes queridos um Feliz Ano Novo de 2021!

conta atrás 2021

Também pode gostar de...