Já alguma vez se perguntou porque é que os cães abanam o corpo depois de se molharem ou porque é que cheiram o rabo de outros cães? Sabia que existem raças de cães que não ladram ou que podem cheirar doenças nos seres humanos? É isso mesmo, os cães são animais fascinantes, cheios de curiosidades e de comportamentos que nos surpreendem e nos divertem em partes iguais. Neste post, vamos contar-lhe 10 curiosidades sobre cães que talvez não conheça.
O único defeito nos cães é que confiam nos humanos
Anónimo
Porque existem cães que…?
🐾 Cheiram o rabo de outros cães
Os cães têm glândulas anais que secretam feromonas contendo informação sobre o sexo, idade e estado emocional do cão. Quando um cão fareja o rabo de outro cão, está a ler essa informação para aprender mais sobre o cão e estabelecer uma relação social com ele. Além disso, este comportamento também pode ajudar os cães a identificar os membros da sua própria família.
Este comportamento é completamente natural e instintivo nos cães. Não há nada de sujo ou sexual nele. Por isso, não deve impedir o seu cão de farejar o rabo de outros cães ou castigá-lo por o ter feito. Faz parte da sua forma de socializar adequadamente.
🐾 Sacudem o seu corpo depois de se molharem
Os cães abanam o corpo depois de se molharem porque é um método de secagem natural que os ajuda a remover alguma da água acumulada no pêlo e na pele. Isto evita que fiquem arrefecidos e sofram de hipotermia. De acordo com um estudo do Instituto de Tecnologia da Geórgia, um cão pode sacudir cerca de 70% da água do seu pêlo em apenas 4 segundos.
Mas eles não sacodem apenas quando estão molhados. Também sacodem para expressar o seu humor, para se verem livres de sujidade ou parasitas externos, ou por causa de problemas de saúde como otites. É por isso que é importante observar o comportamento e a linguagem corporal do seu cão para saber o que ele quer dizer quando se sacode.
🐾 Não latem
Há várias raças de cães que não ladram ou ladram muito pouco. Algumas destas raças são o Basenji, o Saluki e o Galgo afegão. Em vez de ladrarem, estes cães fazem sons guturais ou uivos. Isto acontece porque estas raças foram criadas para caçar silenciosamente, sem alertar as suas presas.
🐾 São utilizados em trabalhos de busca e salvamento
O olfato dos cães é o seu principal instrumento para explorar e compreender o mundo que os rodeia. Os seus narizes são tão sensíveis que conseguem detectar odores a uma distância de até 20 quilómetros, e são capazes de diferenciar e seguir diferentes odores, mesmo num ambiente altamente saturado. Por esta razão, os cães são utilizados em trabalhos de busca e salvamento, na detecção de drogas e explosivos, e na caça.
🐾 Podem ouvir 4 vezes mais do que os humanos e mover os seus ouvidos separadamente
Os cães têm um intervalo auditivo entre 67 Hz e 45.000 Hz, enquanto os humanos só podem ouvir entre 20 Hz e 20.000 Hz. Isto significa que os cães podem perceber sons muito agudos e muito distantes que nós não conseguimos ouvir. Além disso, os cães têm 17 músculos em cada ouvido que lhes permitem dirigir os ouvidos separadamente para as fontes sonoras e melhorar a sua audição.
Sabia que os cães…?
🐾 Podem sofrer de ansiedade de separação
Os cães são capazes de sentir falta dos seus donos quando estão ausentes e podem sofrer de ansiedade de separação. Isto porque os cães são animais sociais que formam laços emocionais com os seus donos e outros membros da família. Quando deixados sozinhos em casa, alguns cães podem sentir stress, medo ou angústia devido à falta de companhia. Isto é conhecido como ansiedade de separação e pode manifestar-se em latidos excessivos, vandalismo, fuga ou comportamento compulsivo.
🐾 Suam através das almofadas dos seus pés e regulam a sua temperatura ofegando
Os cães não transpiram como os humanos, mas removem o calor através da respiração. Ao ofegarem, os cães inalam ar fresco e exalam ar quente, regulando assim a sua temperatura corporal. Além disso, os cães transpiram através das suas patas quando estão quentes ou stressados, embora esta não seja uma forma muito eficaz de se arrefecerem a si próprios.
🐾 Podem farejar e detectar doenças em humanos
Os cães têm um olfato altamente desenvolvido, tendo dez vezes mais receptores olfativos do que os humanos, e podem detectar odores imperceptíveis aos humanos. Algumas investigações sugerem que os cães podem cheirar alterações químicas na pele, respiração ou urina dos seres humanos que indicam a presença de certas doenças.
Graças a esta capacidade, os cães podem cheirar compostos associados à hipoglicémia em doentes com diabetes, como o isopreno, que é um composto orgânico naturalmente presente na respiração que aumenta quando o açúcar no sangue está baixo. Podem também farejar compostos relacionados com a malária e certos tipos de câncer, tais como melanoma, câncer de mama e câncer gastrointestinal. Além disso, os cães podem ser treinados para detectar estes odores e alertar os seus donos ou mesmo agir como cães de terapia em hospitais.
🐾 Também têm sonhos e pesadelos
Os cães têm sonhos e pesadelos como nós e podem mover-se ou fazer barulhos enquanto dormem: os cães têm um ciclo de sono semelhante ao nosso, com fases de sono profundo (REM) e sono leve (não-REM). Durante o sono REM, os cães podem sonhar com experiências que tenham tido durante o dia, tanto positivas como negativas. É por isso que por vezes podemos vê-los a abanar as patas, ouvidos ou cauda, ou ouvi-los choramingar, ladrar ou rosnar durante o sono.
🐾 São capazes de compreender até 250 palavras e gestos humanos
Os cães são animais altamente inteligentes e têm uma incrível capacidade de aprendizagem. Podem compreender até 250 palavras e gestos humanos, e podem aprender a obedecer a comandos, resolver problemas e adaptar-se a diferentes situações. Além disso, os cães são capazes de ler as emoções humanas e responder em conformidade, tornando-os excelentes companheiros emocionais.
Conhece alguma outra curiosidade sobre cães que não lhe tenhamos dito? Encorajamo-lo a partilhá-la connosco! E se quiser ler mais artigos sobre cães ou outros animais de estimação, recomendamos-lhe que visite a nossa categoria Animais de Estimação e também a nossa guia de compras com um guia completo com os essenciais para o seu animal de estimação.