Hoje queremos propor-lhe que desfrute do bom tempo e faça exercício ao ar livre de uma forma divertida e descontraída, atreve-se a tentar? Estamos a falar de paddle surf, uma prática de desporto que está cada vez mais na moda, e que ao contrário do que muitos pensam, não é apenas algo para os jovens (que naturalmente se divertem muito), mas é perfeito para todas as idades, por isso uma ida à praia com paddle surf incluído pode ser um bom plano.
Se não tiver a certeza se vai gostar, pode sempre alugar uma na primeira vez. Pense que a prancha paddle de surf oferece múltiplas formas de a utilizar, por isso, se gosta do mar, mais cedo ou mais tarde dará o passo para ter a sua própria prancha. E agora mesmo o espaço que ocupam não será um impedimento, uma vez que as pranchas de surf como as nossas são insufláveis e vêm com uma bolsa para fácil armazenamento para que as possa levar consigo para todo o lado.
Como praticar corretamente paddle surf
Se está apenas a começar com a prática de paddle surf ou está a pensar comprar uma prancha para transformar os seus dias na praia em belas experiências, aqui estão algumas dicas sobre como praticar correctamente esta disciplina.
- Lembre-se que o movimento dos braços com o remo deve ser acompanhado pelo tronco, evitando assim desconforto nas articulações dos braços, tais como os ombros e cotovelos.
- Para ficar de pé na prancha também deve procurar o equilíbrio com todo o corpo. Separe ligeiramente os pés e verticais com os ombros, caso contrário será muito fácil perder o equilíbrio e acabar na água.
- Se quiser que a sua remada seja eficaz, deve segurar o remo correctamente. Não aperte as mãos demasiado apertadas e afunde a pá até ao fim. O ideal é segurar o remo com uma mão mais ou menos no meio e a outra na parte superior da remo.
- Atenção às ondas e ao vento forte. Uma forte ondulação pode derrubá-lo da prancha ou empurrá-lo para áreas rochosas. Além disso, se estiver apenas a começar, é melhor começar quando o mar estiver completamente calmo, caso contrário, provavelmente acabará por odiar o desporto antes mesmo de o conhecer.
- Para começar, e se tiver medo de se levantar, pode fazê-lo de joelhos. Levante-se de barriga para baixo e, pouco a pouco, pode ajoelhar-se e quando encontrar o seu equilíbrio, pode começar a levantar-se.
- Embora fosse aconselhável usar um colete salva-vidas, sabemos que poucas pessoas usam um quando remam na praia. E é aqui que entra em jogo um dos elementos que todas as nossas pranchas de surf têm: a correia do tornozelo. Desta forma, em caso de queda, a correia impedirá que a prancha se afaste demasiado de si, e pode servir de salva-vidas.
Benefícios do paddle surf
Para além dos benefícios do paddle surf em si mesmo em termos de tudo o que podemos fazer com ele, o paddle surf tem um impacto directo na nossa saúde e bem-estar. O equilíbrio, por exemplo, é uma das competências que mais desenvolvemos com o remar de pé.
Ao remar e em pé, trabalhamos tanto os músculos inferiores como os superiores, tonificando-os. O simples fato de estarmos de pé já ajuda a fortalecer as nossas pernas e com o remo, para além dos braços, também trabalhamos o tronco e as costas.
E os benefícios não são apenas físicos, mas também mentais. Pode fugir à rotina e ao stress da vida quotidiana saindo para dar um passeio no mar com a sua prancha. Além disso, pode também ajudá-lo a ter um sono mais tranquilo, ao estimular a produção de melatonina.
O que é que posso fazer com uma prancha de paddle surf?
Ao contrário do que se possa pensar, uma prancha de surf não é apenas para remar de um lado para outro. Embora considerando que os passeios são na água, também não é um mau plano. Pode explorar a costa, descobrir pequenas enseadas ou caminhar perto de rochas onde não pode chegar a pé ou ficaria demasiado cansado se quisesse nadar.
Mas para além disto, a prancha de paddle surf permite-lhe fazer uma grande variedade de actividades. Pode praticar yoga, realizar travessias, rafting ou surfar ondas. Alguns atrevem-se mesmo a ir à pesca ou a passear com o seu cão. E dependendo do peso da tábua, pode mesmo ir com o seu filho sentado nela, ou como casal, um remando e o outro sentado, partilhando experiências e tempo de qualidade juntos.
Talvez um caiaque seja melhor para si
Já viu que existem muitas opções com uma prancha de paddle surf. Mas mesmo assim, pode estar à procura de uma forma de navegar a distâncias maiores numa posição sentada e não está convencido pelo fato de não haver um assento. É aqui que entram os caiaques insufláveis. Tal como as pranchas, vêm normalmente com um saco de transporte para fácil transporte e armazenamento. Bem como os acessórios mais comuns, tais como remos e um insuflador.
A vantagem do caiaque sobre as pranchas de paddle surf é que tem maior estabilidade, uma vez que o centro de gravidade é mais baixo quando sentado. Uma outra vantagem também é que lhe permitirá ficar menos cansado a navegar distâncias semelhantes e até mesmo ir mais depressa. A razão reside na mesma gravidade e no facto de, ao contrário do remo da prancha de paddle surf, que tem apenas uma lâmina, o remo do caiaque tem duas lâminas.