mão segurando uma lâmpada acessa
BLOG Casa

Como combater a crise energética no seu espaço familiar

O globo está a passar por uma crise energética que afeta todos, desde a nata da sociedade até ao simples Zé Povinho. O problema passa por vários sectores e locais, mas é bastante evidente nas casas. É inegável que nos dias que correm dependemos da energia para alimentar as nossas casas e as nossas vidas diárias. À medida que a energia se torna mais cara e escassa, é fundamental descobrir estratégias para combater esta questão energética.

Dessa forma, as famílias podem tomar várias iniciativas para reduzir o seu consumo de energia e combater a crise energética. Afinal de contas é preciso mudar a postura e é preciso mudá-la já! Em seguida te daremos algumas sugestões práticas:

Iluminação ecológica

A mudança para iluminação energeticamente eficiente é um dos métodos mais simples e eficazes para reduzir o consumo de energia da sua casa. Por exemplo, podemos falar das famosas luzes LED que consomem até 90% menos energia do que as lâmpadas incandescentes. Além disso, podem durar até 25 vezes mais. Os candeeiros solares de exterior também podem ser uma excelente solução. São uma ótima alternativa que pode ajudar a poupar dinheiro nas suas contas de energia.

A instalação de candeeiros solares externos pode trazer benefícios significativos para o meio ambiente e para a sua carteira. Estes candeeiros convertem energia solar em eletricidade, ou seja, não precisam de eletricidade da rede para funcionar. Esta medida pode resultar em economias consideráveis ​​nas contas de eletricidade a longo prazo, além de reduzir a pegada de carbono da sua casa.

Desfrute do exterior!

Aproveitar as áreas exteriores da casa é uma excelente forma de poupar energia e ainda desfrutar do conforto do ambiente. Ao passar mais tempo ao ar livre, podemos diminuir o uso de luzes e aparelhos eletrónicos no interior da casa, reduzindo assim o consumo de energia. Uma excelente alternativa, é investir em móveis de jardim confortáveis e decorativos. Crie um espaço exterior acolhedor e convidativo, e desfrute durante o dia e também pela noite. Esta abordagem não só ajuda a poupar energia, mas também melhora a qualidade de vida e a relação com a natureza.

conjunto de móveis de jardim

Isolamento

O isolamento é uma parte fundamental de qualquer casa energeticamente eficiente, especialmente em Portugal. Um bom isolamento garante que a sua casa se mantenha quente no inverno e fresca no verão, o que leva a uma redução significativa no consumo de energia. Existem vários materiais de isolamento disponíveis, como fibra de vidro, celulose e espuma, que podem ser aplicados em paredes, pisos e tetos. Investir em um bom isolamento é crucial a longo prazo, especialmente num país onde o preço da eletricidade é tão alto em relação à renda.

Painéis de energia solar

Os painéis solares são uma fonte de energia sustentável que pode ajudar os proprietários a combater a crise energética. Tendo o privilégio de viver num local tão solarengo seria uma pena não aproveitar o melhor que este país tem para nos dar, o sol. Colocar painéis solares no telhado da sua casa pode gerar eletricidade, esta pode ser usada para alimentar a sua casa, reduzindo drasticamente as suas despesas energéticas. Também podem ser usadas em aquecedores de exterior de forma a conseguir maximizar o proveito da sua casa ao máximo enquanto houver sol. Além disso, o excesso de energia pode ser vendido de volta à rede, proporcionando-lhe um rendimento extra ao final do mês!

Eletrodomésticos de baixo consumo

Frigoríficos, máquinas de lavar e máquinas de lavar loiça são grandes consumidores de energia em casa. No entanto, também podemos poupar em eletrodomésticos de dimensões menores, desde ventoinhas de coluna até máquinas de café. Substitua os eletrodomésticos antigos e ineficientes por eletrodomésticos energeticamente eficientes para poupar dinheiro e reduzir o seu consumo de energia. Compre produtos mais pequenos como mini-frigoríficos ou mini-fornos se estes satisfizerem as suas necessidades também pode ser uma solução, isto é, se assim o puder. Ao comprar eletrodomésticos, procure aqueles com o logótipo ENERGY STAR, que indica que cumprem os critérios de eficiência energética da Agência de Proteção Ambiental dos EUA.

Desligar aparelhos eletrónicos

Mesmo quando desligados, muitos aparelhos eletrónicos continuam a consumir energia. Fenômeno este conhecido como “energia fantasma” ou “standby power”. Desta forma, desligue os aparelhos quando não estiverem em uso ou use uma tomada com interruptor para gerir o fluxo de eletricidade para vários dispositivos de modo a prevenir o desnecessário.

Conservação de água

A conservação de água é um aspeto crucial no combate à crise energética. A conservação de água não só reduz a quantidade de energia necessária para bombear e limpar a água, mas também a quantidade de energia usada para aquecê-la. Ações simples de economia de água, passam por tomar duches mais curtos, reparar torneiras com fugas e instalar chuveiros e sanitas com fluxo reduzido, podem contribuir para a conservação de água e energia.


Se ainda assim achar que estas ações não são suficientes, comparar empresas de energia para obter eletricidade mais barata é uma opção. Afinal a crise energética é um grande desafio que requer ação em todos os níveis, incluindo nas casas. Dessa forma, não poupará somente dinheiro nas suas contas de energia, como também poderá contribuir para a luta contra a crise energética. Tomar medidas simples para limitar o seu consumo de energia, sendo que para além das referidas existe toda uma panóplia de opções, pelo que a visita a guias de compras que aparelho de climatização devo comprar é altamente recomendada para que as melhores decisões sejam tomadas por si recorrentemente. Por isso, comece a fazer mudanças hoje e contribua para um futuro mais brilhante.

Também pode gostar de...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *