mulher organizando o roupeiro
BLOG Casa

Como organizar o roupeiro, para a nova estação passo a passo

Agora que já chegou o Outono, todos sabemos que com as temperaturas baixas, vem a organização do roupeiro. Chegou a hora de guardar as roupas de Verão, os vestidos, os shorts … e começar a tirar as roupas mais quentinhas de Outono/Inverno. Pode parecer ser uma tarefa complicada e algumas vezes é necessário fazer algumas proezas, para poder organizar tudo de uma maneira eficiente, mas não se desespere. Em Aosom.pt elaboramos algumas dicas práticas para lhe ajudar com essa mudança.

Porque é importante fazer a organização do roupeiro?

Com a mudança de estação fazer algumas pequenas adaptações na sua casa ajuda a facilitar o dia a dia. E a organização do roupeiro é a base de tudo! Quando se faz a troca das roupas de Verão para as de Outono/Inverno, ajuda com a diminuição no acúmulo das coisas que já não está a utilizar, desocupando assim espaço no roupeiro. Além disso, facilitará a sua rotina diária, ajudando a encontrar as peças de roupas com mais facilidade.

1. Por onde começar?

Em primeiro lugar e o principal é retirar toda a roupa de Verão que planeja guardar. Uma dica muito importante é que antes de guardar estas roupas é ideal que estejam limpas para evitar que no próximo ano estejam com mau cheiro ou em mal estado.

Em segundo lugar, esse já é um bom momento para aproveitar que tem o seu roupeiro vazio e realizar uma boa limpeza. Mas para aqueles que tenham um roupeiro com portas, e pensem que não é necessário, lembre-se que a poeira e os ácaros se acumulam com muita facilidade. Para uma boa limpeza não existe um grande segredo, basta passar um pano húmido com um pouco de sabão neutro e em seguida um pano seco para secar bem. Desse modo, uma boa dica também é, se caso o seu roupeiro tiver portas, deixe-as abertas por algumas horas para poder ventilar o interior.

pessoa carregando uma pilha de roupas

2. Separe o que realmente vai utilizar

Agora retire todas as suas roupas de inverno que estão guardadas, provavelmente as terá todas em caixas ou em sacos a vácuo. Em seguida, separe as roupas em dois montes, de um lado o que gostaria de conservar, e do outro lado as que já não servem mais e que pode ir para doação.

Temos o costume de guardar aquela peça de roupa que já não serve mais, porque dissemos que o ano que vem usaremos. Sempre arrumamos uma boa desculpa para não doar ou dar outro destino as coisas. Antes de qualquer coisa, se pergunte: Há quanto tempo não a utilizo? ou Vale a pena continuar a guardar? 

As pessoas têm dificuldade de se desfazer de coisas que ainda poderiam usar.

Marie Kondo

3. Organize tudo

É a hora de guardar tudo no roupeiro. Uma coisa muito importante é definir onde colocaremos cada coisa. Seja em cabides, prateleiras ou gavetas. Um método muito eficaz é criar diferentes sessões, de um lado as calças, os casacos pendurados, as t-shirts nas gavetas … Desta forma todos terão um espaço e será mais fácil encontrar as roupas quando as procurar. A seguir daremos algumas práticas dicas para lhe auxiliar:

  • Utilize caixas organizadoras: Os cestos e as caixas funcionam bem para sectorizar as suas peças, e as colmeias são perfeitas para organizar roupas íntimas. Para facilitar a visualização pode colocar etiquetas identificando.
  • Dobre as peças da mesma forma: Uma forma de economizar espaço, principalmente com as t-shirts, são dobrá-las todas da mesma forma. Pode ser em formas de rolos ou na forma vertical, não importa! O fundamental é escolher a melhor forma de deixar tudo organizado e visível.
  • Organize as roupas por cores ou por estilos: Separe por estilos, calças, saias, vestidos … em seguida, organize pelos tons mais claros e acabe nos tons mais escuros. Além de facilitar, esse tipo de ordem tem um efeito relaxante.
  • Apenas uma peça por cabide: Quando se coloca apenas uma peça por cabide, facilita a localização. Casacos, vestidos e camisas são perfeitos para colocar nos cabides.
  • Separe um espaço para os acessórios: As jóias, bolsas, cachecóis, luvas e demais acessórios, devem ter o seu próprio lugar. Desta forma, serão fáceis de localizar.
mulher organizando as roupas em uma caixa organizadora

4. Mantenha tudo no lugar

Depois de tudo organizado, se seguir as nossas dicas, as suas roupas estarão perfeitamente organizadas, limpas e acessíveis. Mas agora o importante é manter tudo no seu lugar sempre. Isso é importante para evitar que a bagunça se acumule. Para isso, é necessário criar alguns pequenos hábitos.

  • Quando retirar algo, devolva no seu lugar.
  • Usou, lave e guarde. Não deixe acumular, dizendo que no final do dia ou no final de semana organizará tudo de uma vez.
  • Deixe as peças visíveis, não sobre lotes os cabides ou gavetas. Isso facilitará na hora de procurar algo.  
  • Crie o hábito de fazer pequenas “limpezas” a cada x meses. Tem alguma peça de roupa que não está a utilizar? Pratique o ato do desapego. Talvez, o que não lhe serve agora, mas pode servir para outra pessoa.

5. Arrume também os seus sapatos

As mudanças não são feitas apenas com as roupas, organizar os seus sapatos também é uma excelente ideia. Caso tenha uma sapateira grande, organizar os sapatos por estação é a maneira mais fácil para ter acesso. Poderá colocar as suas botas e sapatos fechados nas prateleiras mais abaixo e passar as sandálias e os chinelos de verão para cima.

Nesse caso, uma sapateira modular é a ideia perfeita. As opções são diversas, desde optar por blocos menores, como optar por maiores. E a maior vantagem desse tipo de móvel é a praticidade e funcionalidade. Diferentes dos móveis de madeira convencionais, esses móveis são fáceis de limpar e não necessitam ferramentas para a montagem. Poderá encontrar alguns modelos que podem até ser dobrados quando não estiverem a utilizar.

Mas vamos ao que interessa, e a principal vantagem desse tipo de mobiliário. Por serem modulares, poderá adaptar ao tamanho do espaço que tem disponível e caso ver que tem a necessidade de mais espaço, pode comprar um novo bloco e montar de acordo com as suas necessidades.

sapateira modular na cor branca e marrom clara em uma sala de estar

Móveis chave para uma boa organização

Tirando os roupeiros, existem outros mobiliários, que são perfeitos para lhe ajudar na organização do dia a dia. Eles oferecem um espaço extra para manter tudo de maneira mais organizada.

Quer saber quais são esses móveis? A seguir lhe apresentaremos 2 móveis que lhe ajudarão a otimizar espaço no seu lar.

ilustração de uma cómoda

Cómodas 
As cómodas são uma grande aliada, além de poder organizar as suas roupas nas gavetas, poderá utilizar a bancada para colocar decorações, perfumes, cremes entre outros.

ilustração de um suporte para cabides

Suporte para cabides
Os suporte de cabides auxiliam muito no dia a dia, poderá pendurar o seu casaco, bolsas, e alguns possuem gavetas ou prateleiras para manter os seus bolsos ou acessórios organizados.


E aí gostou das nossas dicas para realizar a organização do roupeiro para a nova estação? Esperamos que lhe ajude a fazer essa transição com mais facilidade para que tenha mais praticidade no dia a dia. E se tem alguma idea, encorajamo-o em partilhar connosco.

Também pode gostar de...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *