abrigo de jardim de metal na cor verde
BLOG Varanda e Jardim

Como tirar o máximo partido do seu espaço exterior com um abrigo de jardim

Se tem uma casa com espaço exterior, provavelmente gostaria de o aproveitar ao máximo e desfrutá-lo. Uma forma de o fazer é instalar um abrigo de jardim que lhe permita guardar tudo o que precisa para o seu jardim, terraço ou pátio, ou também que lhe ofereça um espaço extra para lazer ou trabalho. Neste post, vamos falar-lhe das vantagens de ter um abrigo, dar-lhe conselhos sobre como escolher o ideal e partilhar truques para o decorar ou personalizar.

Benefícios de ter um abrigo ou armário

Um abrigo de jardim tem muitas vantagens, por exemplo:

  • Ajuda-o a organizar e a guardar as suas ferramentas, bicicletas, mobiliário de jardim, brinquedos para crianças, etc., e a mantê-los em bom estado, protegidos da chuva e do sol.
  • Permite-lhe criar um espaço personalizado para o uso que pretende fazer dele: uma oficina, um estúdio, um ginásio, um canto de leitura, etc.
  • Acrescenta valor estético e funcional ao seu espaço exterior, pois pode escolher o desenho e o material que mais lhe agrada e que melhor adapta-se ao seu estilo e às suas necessidades.
  • Poupa-lhe dinheiro e tempo, pois não terá de alugar ou comprar outro espaço para guardar as suas coisas ou para realizar as suas atividades.

Tipos de abrigos de jardim

Existem diferentes tipos de abrigos no mercado, e cada um tem as suas características próprias, que deve conhecer antes de escolher o que mais lhe convém. Além disso, alguns dos fatores a serem levados conta são o material, o tamanho, o desenho e o preço. Explicamos de seguida as principais diferenças entre os tipos mais comuns:

  • Abrigos de madeira: são as mais tradicionais e os que melhor se integram com o entorno natural. Têm um aspecto quente e acolhedor e são fáceis de personalizar com pintura ou decoração. No entanto, requerem uma maior manutenção para evitar que se deteriorem devido à humidade ou aos parasitas, e tendem a ser mais caros do que outros materiais.
  • Abrigos de metal: são os mais resistentes e duráveis, pois suportam bem as intempéries e não apodrecem nem deformam. Têm um aspecto moderno e funcional e são fáceis de montar e de limpar. No entanto, podem enferrujar se não forem correctamente tratados contra a corrosão e podem ser ruidosos com a chuva ou o vento.
abrigo de jardim na cor cinza com ferramentas no interior
  • Abrigos de plástico: são as mais baratas e mais leves, pois são feitas de resinas sintéticas como o PVC ou o polipropileno. Têm um aspecto simples e prático e são fáceis de instalar e de manter. No entanto, podem perder a cor ou a forma devido à exposição ao sol ou ao calor e podem ser menos estáveis ou robustos do que outros materiais.

Conselhos para escolher o abrigo adequado

Depois de conhecer os tipos de abrigos que existem, deve escolher o que melhor se adapta às suas necessidades e preferências. Para o fazer, recomendamos que siga estas dicas:

  • Meça bem o espaço disponível onde pretende instalar o abrigo de jardim, e deixe uma margem suficiente para poder aceder ao mesmo e movimentar-se confortavelmente à sua volta. Tenha também em conta a altura do telhado e a inclinação do chão.
  • Pense na utilização que vai dar ao abrigo: se pretende apenas armazenar coisas ou se também pretende utilizá-lo como espaço de lazer ou de trabalho. Isto ajudá-lo-á a decidir o tamanho, a disposição e os acessórios necessários (janelas, portas, prateleiras, etc.).
  • Escolha o estilo que mais lhe agrada e que melhor se adapta à sua casa e ao seu jardim. Pode optar por um desenho clássico ou moderno, rústico ou minimalista, colorido ou neutro. Também pode personalizar o seu abrigo com pintura, plantas, luzes ou outros elementos decorativos.
abrigo de jardim na cor marrom com ferramentas no interior
  • Verifique os regulamentos municipais sobre a instalação de abrigos na sua área. Pode ser necessário solicitar uma licença de construção ou cumprir determinados requisitos relativos à distância em relação à vedação, à altura máxima ou ao impacto visual.
  • Se decidiu comprar um abrigo pré-fabricado e vai construí-lo você mesmo, certifique-se de:
    • Preparar o terreno onde vai instalar o abrigo. Deve ser nivelado e compactado para evitar desníveis ou afundamentos. Pode também colocar uma base de betão ou de madeira para melhorar a estabilidade e a durabilidade.
    • Seguir as instruções do fabricante do produto.
    • Assegurar-se de que a estrutura está bem fixada.

Dicas para decorar e personalizar o seu abrigo de acordo com a sua utilização

Depois de ter montado o seu abrigo de jardim, é hora de o utilizar para o fim que escolheu. Pode também dar-lhe o seu toque pessoal e torná-lo num espaço único e agradável. Para o fazer, aqui ficam alguns conselhos que poderá colocar em prática:

  • Escolha o mobiliário necessário para o seu abrigo de acordo com a utilização que lhe pretende dar. Pode utilizar mobiliário de exterior resistente à humidade e ao calor, ou mobiliário de interior protegido com capas impermeáveis. Pode também reciclar móveis antigos ou fazer os seus próprios móveis a partir de paletes ou caixas de madeira.
    • Se quiser utilizá-lo como solução de arrumação para as suas ferramentas ou equipamento de jardinagem, pode colocar prateleiras no interior, ou mesmo se tiver caixas ou um baú.
    • Caso queira utilizá-lo como solução de arrumação para as suas ferramentas ou equipamento de jardinagem, pode colocar prateleiras no interior, ou mesmo se tiver caixas ou um baú.
    • Se quiser ter uma pequena oficina ou um local onde possa dedicar-se ao seu hobby, uma bancada de trabalho é uma ótima opção.
abrigo de jardim verde com bicicleta no interior e flores
  • Um abrigo também pode ser uma opção perfeita para guardar os brinquedos das crianças. Neste caso, mesmo que se trate apenas de uma opção de arrumação, dar-lhe um toque infantil e divertido certamente encantará as crianças. Pois, não terão a sensação de estar a entrar num armazém, mas sim numa segunda sala. Pode até pendurar alguns dos seus desenhos emoldurados.
  • Coloque luzes no abrigo para o iluminar à noite e criar um ambiente acolhedor. Pode utilizar luzes solares, velas ou fios de luz LED. Também pode brincar com efeitos de luz e sombra com lanternas ou lanternas de papel.
  • Adicione plantas à volta ou no interior do abrigo. Pode utilizar vasos, jardineiras ou plantas suspensas de diferentes tamanhos, formas e cores.

Outras soluções de armazenamento no exterior

E se tiver espaço exterior, mas não o suficiente para ter um abrigo de jardim, ou se estiver simplesmente à procura de uma opção diferente porque não precisa de tanto espaço, existem outras soluções de arrumação igualmente práticas. Veja algumas delas:

abrigo para lenhas

Abrigo para lenha

Os abrigos para lenha são estruturas abertas, com telhado, utilizadas para armazenar lenha. Não têm portas e destinam-se a empilhar a lenha e a mantê-la seca. Mas é também uma solução conveniente para manter as bicicletas protegidas da chuva.

armário de jardim de madeira na cor cinza

Armários de jardim

Os armários de jardim, tal como os abrigos, permitem-lhe armazenar ferramentas e equipamento de jardim, bem como outros artigos domésticos, mas em menor volume e em menor quantidade. Mas talvez o suficiente para as suas necessidades.

baú de exterior

Baús de exterior

Os baús de exterior são um local perfeito para guardar almofadas e outros artigos domésticos que são utilizados no exterior. Também são ideais para os brinquedos das crianças, jogos insufláveis ou esteiras para ter guardado junto à piscina.


Já viu que ter um abrigo de jardim pode ser uma solução prática e estética para aproveitar ao máximo o espaço exterior da sua casa. Quer se trate de um jardim, de um terraço ou de um pátio. E que existem também outras soluções de arrumação. Mas se ainda tem dúvidas e não sabe qual é a melhor solução para si, pode consultar a nossa guia de compras ou ver os nossos produtos de arrumação de exterior na nossa página web.

Também pode gostar de...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *