Já sabemos como funcionam as modas, algumas chegam de repente com a intenção de permanecer por muito tempo. Outras aparecem apenas durante uma estação, e outras fazem o seu caminho fazendo desaparecer as anteriores sem sequer darmos por nós. O mobiliário estilo cannage, ou mais vulgarmente conhecido como mobiliário de malha, parece ser uma tendência que veio para ficar. E a sua versatilidade e adaptabilidade tornam-no um candidato perfeito para ele.
De onde vem o estilo Cannage?
O estilo Cannage, embora agora uma tendência em interiores, não é de modo algum um estilo novo. Chegou à Europa no século XVII, vindo do Sudeste Asiático. As razões são óbvias: a fibra era barata, fácil de manusear, leve em peso e muito resistente. Um material com estas características não podia ser desperdiçado para fazer mobiliário, e assim foi.
E quem nunca viu móveis de treliça nas casas dos seus avós? As cadeiras típicas ou cadeiras de baloiço com encosto e assento trançado eram um clássico na maioria das casas nos anos 40 e 50. Talvez, durante algum tempo este estilo tenha estado ultrapassado, mas como se pode ver, tudo está a voltar e agora é a ordem do dia.
Porque é que o estilo Cannage está de volta à moda
Procurar uma única razão ou explicação para o aumento desta tendência não faria sentido. Uma vez que é a acumulação de muitas coisas que fazem algo bem sucedido, apreciado e mantido ao longo do tempo. Além disso, uma das explicações para a reincorporação deste mobiliário nas nossas casas poderia ser a linha estreita entre ele e o mobiliário de estilo vintage e retro, que também se encontram no topo das tendências actuais. A nostalgia de outros tempos e as memórias do nosso passado, juntamente com o seu ar boémio e a sua bela aparência, são o kit perfeito para atrair a nossa atenção e fazer-nos querer tê-los nas nossas casas.
Por outro lado, não podemos esquecer as características deste tipo de mobiliário em si. O regresso ao tradicional, às fibras naturais para a estética e sustentabilidade. Além disso, são peças de mobiliário que normalmente combinam madeira ou derivados de madeira com trança de fibra natural em algumas partes. Normalmente por exemplo, em frentes de gaveta e portas ou assentos e costas de cadeiras e poltronas, trazendo frescura e calor à sua casa em partes iguais. Além disso, dão um ar retro ou tradicional ao seu quarto e combinam com qualquer decoração graças à sua variedade de acabamentos, pode até pintar o mobiliário para contrastar com a fibra e dar-lhe um aspecto único.
Como conseguir móveis de estilo Cannage
Existem várias opções para adquirir uma peça de mobiliário de estilo Cannage. Pode optar por restaurar um móvel antigo pertencente a um parente ou comprá-lo num mercado de antiguidades. Ou pode optar por mobiliário neste estilo, mas recém-construído e que se adaptará a outros estilos. Como já dissemos, estão na moda, por isso não será difícil encontrá-los. Em Aosom.pt temos uma boa seleção deste estilo de mobiliário, com novas adições esperadas para breve.
A seleção de móveis Cannage de Aosom.pt
O mobiliário com treliça colorida é uma escolha perfeita para dar um toque distinto ao seu espaço. O contraste da malha de fibra e da bancada de madeira oferece um aspecto natural mas elegante. Estas duas peças de mobiliário em particular, graças à treliça perfurada nas portas, tornam-se uma solução perfeita para utilização como sapateira.
Há peças de mobiliário como os televisores que, devido ao seu design e formato, é difícil encontrar outras utilizações para eles, embora cada vez mais pessoas recorrem a telas de TV penduradas na parede e utilizam as prateleiras para decoração. Mas no caso de aparadores com portas e prateleiras interiores, há múltiplas utilizações para eles..
Este conjunto de uma mesa de consola e de uma mesa de café é o exemplo perfeito de versatilidade. A mesa da consola pode ser utilizada como uma peça de mobiliário de entrada, na sala de estar ou mesmo no quarto. E a mesa de café pode ser usada como uma mesa de cabeceira ao lado da cama ou como uma mesa de cabeceira ao lado do sofá.
Para além dos móveis de fibra
Não é só o mobiliário que tem um impacto directo no aspecto da nossa casa. Claro que, se quiser que qualquer divisão da sua casa seja vista, com toques de estilo Cannage, terá de incorporar algum mobiliário de malha. Mas existem outras formas de o fazer, ou de o complementar, e isso não significa mudar todo o mobiliário. Pode complementá-la com uma candeeiro de rede, quadros, espelhos ou mesmo plantas, sejam naturais ou artificiais, para dar um toque ainda mais natural a sua casa.
Embora, como dissemos no início, o mobiliário da malha tem a particularidade de transmitir frescura e calor, o que por sua vez o torna um elemento decorativo em si mesmo. No Verão, o seu aspecto treliçado dá-nos mais frescura e no Inverno, combinado com têxteis tais como mantas e almofadas, a sua cor natural transmite calor e harmonia. Ou seja, a estação do ano é um fator determinante para a escolha dos acessórios.
As decorações de parede são uma excelente opção para trazer o toque boémio e natural que procuramos com o estilo Cannage. Por exemplo, esta decoração metálica em diferentes tons e círculos de diferentes tamanhos, simula a malha do mobiliário e diferentes texturas.
Colocar um espelho em cima de um aparador, cómoda ou mesa de consola, bem como dar um toque mais decorativo ao conjunto, também proporciona mais luz e uma maior sensação de amplitude. E se tiver uma estrutura de madeira como esta, o toque natural que procura é garantido.
Não há nada mais eficiente do que uma planta para dar um toque natural aos seus espaços. Pode optar por uma planta natural, mas se não quiser ter de cuidar delas ou regá-las, pode recorrer a plantas artificiais. Existem alguns muito realistas, como esta.
Se gostou deste artigo, recomendamos o post Prepare a sua casa para a chegada do Outono. Que na realidade é o prelúdio do Inverno, no qual lhe contamos 5 detalhes que podem transformar completamente a sua casa e sentir o calor destas estações, acrescentando apenas pequenos acessórios.