menina brincando com um conjunto de espumas
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Jogos de equilíbrio e de psicomotricidade para os mais pequenos de casa

Os jogos de blocos de espuma, as escadas e bases de plástico, bem como os triângulos didácticos, são materiais que apoiam o desenvolvimento psicomotor das crianças. Além disso, as peças desses jogos possuem diferentes formas, tamanhos e cores que as crianças podem empilhar, encaixar, combinar ou usar para criar estruturas. Neste post, queremos falar-lhe mais sobre estes jogos que se encontram cada vez mais em casas com crianças.

Conheça estes tipos de jogos

Os jogos de blocos de espuma são ideais para crianças pequenas, pois são macios e seguros para brincar. Ademais, os blocos macios sem dúvida, ajudam as crianças a aprender a construir estruturas e torres, ao mesmo tempo que desenvolvem a sua coordenação e as suas capacidades motoras finas.

Os conjuntos de degraus e bases de plástico também são uma excelente escolha para incentivar o equilíbrio e a coordenação das crianças. Além disso, esses conjuntos existem numa variedade de formas e tamanhos, o que os torna ideais para crianças de diferentes idades. Além do mais, o plástico é durável e resistente, pelo que os jogos podem suportar o desgaste diário da utilização pelas crianças.

Quanto aos triângulos de aprendizagem, também contribuem para o desenvolvimento das competências acima mencionadas, encorajando a teoria dos movimentos livres, permitindo que as crianças aprendam e descubram de forma autónoma e ao seu próprio ritmo para ganharem sobretudo confiança em si próprias.

Triângulo de aprendizagem
Blocos de espuma
Conjunto de degraus e bases de plástico

Como pode ver, todas as opções são adequadas para promover o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. Ademais, esses jogos são muito divertidos e educativos para as crianças, pois oferecem-lhes um desafio de acordo com o seu nível de desenvolvimento e fazem-nas sentir-se capazes e satisfeitas. Além disso, são também muito versáteis e podem ser adaptados a diferentes idades, espaços e temas. Posteriormente, por exemplo, podem ser utilizados para recriar histórias, filmes ou situações do quotidiano; para fazer circuitos de habilidade ou corridas; para construir casas, castelos ou labirintos; ou para inventar novos jogos com a sua própria imaginação.

Benefícios dos jogos psicomotores

Como pode ver, este tipo de jogos oferece múltiplas vantagens, pois vão além do equilíbrio e da diversão. Em seguida, vamos falar-lhe de algumas dessas vantagens:

  • Estimulam a criatividade e a imaginação das crianças, pois permitem-lhes inventar as suas próprias construções e cenários, o que os torna uma escolha perfeita para as brincadeiras de faz-de-conta.
  • Favorecem a coordenação óculo-manual, o equilíbrio e a orientação espacial por exemplo, pois exigem precisão e destreza na manipulação das peças.
  • Desenvolvem o raciocínio lógico-matemático, introduzindo conceitos como os números, as formas, os tamanhos, a simetria e a classificação.
  • Reforçam a autoestima e a confiança das crianças, propondo-lhes desafios adequados ao seu nível e à sua idade, que elas conseguem ultrapassar com sucesso.
  • Incentivam o jogo cooperativo e o respeito, facilitando a troca de ideias, opiniões e também materiais entre as crianças.
  • Aprendem as leis da física, como a gravidade e o equilíbrio.
  • Ademais, são um excelente instrumento para as ensinar a organizar e a recolher e para encorajar a sua autonomia.

12 dicas para incorporar estes jogos em casa

Depois de descobrir os benefícios dos jogos de equilíbrio e psicomotores para as crianças, é natural que queira trazer esse divertimento e desenvolvimento para a sua casa. Nesta parte, damos-lhe alguns conselhos sobre como integrar eficazmente estes jogos no seu ambiente doméstico.

  • Espaço e segurança: Em primeiro lugar, certifique-se de que dispõe de um espaço seguro e adequado para brincar. Em seguida, retire os objetos perigosos e crie uma área onde as crianças possam brincar sem preocupações.
  • Seleção das brincadeiras: Escolha equipamento de brincadeira adequado à idade dos seus filhos. Certifique-se também de que são adequados ao seu desenvolvimento e nível de competências.
  • Horário das brincadeiras: Estabeleça um horário regular para brincar. Pode ser depois da escola ou aos fins-de-semana por exemplo. A consistência é fundamental.
  • Envolver-se ativamente: Brinque com os seus filhos. A interação e o tempo de qualidade em conjunto fortalecem os laços familiares e tornam a brincadeira mais divertida.
  • Estabelecer desafios: Crie pequenos desafios ou objetivos para os seus filhos enquanto eles brincam. Isto dar-lhes-á uma sensação de realização e motivação.
  • Incentivar a criatividade: Incentive os seus filhos a usar a imaginação. Pergunte-lhes como gostariam de construir ou brincar com os jogos e deixe-os tomar a iniciativa.
  • Integrar a educação: Aproveite a oportunidade para ensinar conceitos educativos enquanto eles brincam, como contar peças ou falar sobre cores e formas por exemplo.
  • Convidar amigos: Organize sessões de jogo com amigos ou familiares. Isto incentiva a interação social e o jogo cooperativo.
  • Jogos rotativos: Não deixe que os jogos se tornem monótonos. Desta forma, alterne os jogos para manter os seus filhos interessados.
  • Tempo ao ar livre: Se possível, brinque ao ar livre. Isto proporciona mais espaço e permite que as crianças se movimentem mais livremente.
  • Arrumação organizada: Ensine os seus filhos a arrumar os jogos depois de os jogarem. Isto incentiva a responsabilidade e a ordem.
  • Partilhar experiências: Incentive os seus filhos a partilharem as suas experiências de jogo. Além disso, ouvir as suas histórias pode ser uma forma divertida de estabelecer contactos.

Porque é que quando as crianças vão à terapia ou ao psicólogo fazem psicomotricidade

A psicomotricidade é uma disciplina que se centra no estudo das relações entre o corpo e a mente e na forma como essas relações afetam o desenvolvimento das crianças. Ademais, os terapeutas psicomotores trabalham com as crianças para as ajudar a desenvolver as capacidades motoras finas e grossas, bem como para melhorar a coordenação, o equilíbrio e a perceção espacial.

Para as crianças em terapia ou com um psicólogo, as competências psicomotoras são utilizadas como uma ferramenta para as ajudar a exprimir as suas emoções, pensamentos e sentimentos de forma não verbal. Conquanto, através de atividades físicas, as crianças podem experimentar e expressar os seus sentimentos de uma forma segura, e o terapeuta psicomotor pode ajudá-las a compreender e a processar esses sentimentos.

Similarmente, também pode ajudar as crianças que têm dificuldade em exprimir-se verbalmente ou que têm dificuldade em relacionar-se com os outros, uma vez que as atividades físicas lhes proporcionam uma forma de comunicar e de fazer amigos, se as sessões forem realizadas em grupo, pois a psicomotricidade pode ser realizada individualmente ou em grupo, dependendo das necessidades e dos objetivos de cada criança.

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