sala de estar com ruído visual
BLOG Casa

O que é o ruído visual e como se livrar dele?

Sabe o que é o ruído visual? Alias, já ouviu falar dele? O ruído visual é tudo o que consideramos visualmente desagradável do ponto de vista estético. Ou seja, pode ser causado por desordem, saturação, desarmonia ou excesso de elementos num espaço. Além disso, ruído visual afecta não só a imagem da nossa casa, mas também o nosso bem-estar. Pode ser um tema desconhecido para a maioria das pessoas, mas é um tema realmente interessante. Gostaria de saber mais sobre ele?

O que é o ruído visual e o que deve ser considerado

Embora a origem do termo “ruído visual” não seja totalmente clara, parece ter surgido no ramo da decoração e design de interiores para descrever os elementos que perturbam a estética e sobretudo a harmonia de um espaço. Nesse sentido, o conceito baseia-se numa analogia com o ruído auditivo, que inclui qualquer som indesejado ou perturbador. Do mesmo modo, o ruído visual refere-se a tudo o que é incómodo e também desagradável à vista. Desta forma, poderá compreender muito melhor o conceito:

  • Temos de ter em conta que o ruído visual nos perturba, mesmo que não tenhamos consciência disso.
  • Podemos ter uma casa limpa e arrumada, mas apinhada, que ainda assim causa ruído visual.
  • Ás vezes, o ruído é a causa da desarrumação, mas nem sempre. Por exemplo, podemos ter um casaco de cor chamativa pendurado num suporte para casacos, e é tão fácil como pendurá-lo no roupeiro para eliminar o ruído visual.
  • O ruído visual não é evitado pelo facto de ter tudo arrumado, ou seja, vai muito mais além. É preciso que tudo esteja em equilíbrio e harmonia.
  • Por vezes, identificar a fonte da discordância que provoca o ruído visual não é tão fácil. Por exemplo como um elemento que não combina com o resto, que podemos não ver à primeira vista. Ou também como a posição de um móvel, a discordância de texturas, etc.
  • Relocalizar significa deslocar o ruído visual para outro local. Não desloque, elimine. Um objeto que causa ruído visual numa divisão dificilmente pode criar harmonia noutra, não acha?

Como evitar o ruído visual

Para evitar o ruído visual em sua casa, pode seguir algumas orientações básicas:

  • Escolha móveis e objetos decorativos que sejam coerentes entre si e com o estilo do ambiente, ou seja, evitando aqueles que são demasiado grandes, vistosos ou ornamentados.
  • Além disso, evite encher as paredes, prateleiras e mesas com demasiados quadros, fotografias, livros ou decorações.
  • Utilize cestos, caixas ou baús para organizar pequenos objetos que podem criar desordem. Em busca de equilíbrio, não organize apenas por utilidade, mas também por estética.
  • Para os seus elementos de organização, unifique as cores e os materiais. As caixas são perfeitas e adaptam-se a todos os espaços, escolhendo o tamanho certo para cada ocasião.

  • Crie zonas de arrumação fechadas ou com portas, onde pode guardar objetos que não quer que fiquem visíveis, como cabos, routers, aparelhos elétricos ou produtos de limpeza.
  • Além disso, opte por móveis com portas e frentes opacas que não deixem ver o interior, pois se não estiver tudo muito bem organizado, vai contaminar visualmente os seus espaços.
  • Arrume e limpe os espaços com frequência, eliminando o que não usa, não gosta ou não acrescenta valor.
  • Utilize cores neutras e claras nas paredes, nos móveis e nos têxteis, que transmitem calma e harmonia. Pode também dar alguns toques de cor com almofadas, tapetes ou quadros, mas não exagere.
  • Deixe espaços vazios entre os móveis e os objetos decorativos, criando um equilíbrio visual e uma sensação de espaço e leveza.
  • Tire o máximo partido da luz natural e evite o uso excessivo de luzes artificiais, especialmente as muito intensas ou coloridas. Os candeeiros de mesa ou candeeiros de pé podem ser utilizados para criar ambientes mais acolhedores e relaxantes.
  • Além disso, pode utilizar plantas, flores ou velas para dar um toque de vida e calor ao seu ambiente. Podem ser colocadas em vasos, jarras ou castiçais que combinem com o resto da decoração.
  • Experimente organizar os seus livros por cores ou virá-los ao contrário. Pode também forrar os livros para que pareçam todos iguais.

Quais são as consequências do ruído visual?

Como dissemos no início, o ruído visual não só afecta a imagem da nossa casa, como também pode afectar diretamente o nosso bem-estar. Em seguida daremos, algumas das consequências associadas ao ruído visual:

  • Pode provocar stress, distração, sobrecarga e desconforto.
  • Irritabilidade, mau humor e uma sensação de inquietação constante.
  • Dificuldades de concentração, desempenho adequado e produtividade em qualquer tarefa realizada.
  • Menor criatividade e um sentimento de apatia e exaustão.
  • Insónias, ansiedade e dores de cabeça.
  • Mal-estar ao ponto de querer sair do sítio.

DADO CURIOSO:
Para além do seu impacto na estética e na harmonia de um ambiente, o ruído visual pode também ter efeitos negativos nos animais assim como no ambiente. Perturba os habitats naturais e dificulta a comunicação entre as espécies. Um exemplo é o efeito das luzes artificiais, que podem desorientar as aves migratórias ou as tartarugas marinhas que procuram a praia para pôr os seus ovos. Estes animais dependem de pistas naturais, como o luar e as estrelas, para se orientarem, e a presença de luzes artificiais pode interferir com o seu ciclo de vida e causar perturbações comportamentais. Como resultado, o ruído visual não só afecta os seres humanos, como também pode ter consequências prejudiciais para a vida selvagem e o equilíbrio dos ecossistemas.

5 truques para reduzir o ruído visual na casa de banho

1. Trocar os diferentes vasos de produtos de casa de banho pelos mesmos pode reduzir o ruído visual. Isto cria uma sensação de uniformidade e ordem que evita a distração e o desconforto visual.

2. Utilize cestos ou caixas para guardar pequenos objetos que podem criar desordem, como escovas, pinças ou elásticos de cabelo por exemplo.

3. Coloque um bandeja ou um prato bonito para colocar os objetos que usa todos os dias, como o sabonete, a escova de dentes ou o creme.

4. Escolha toalhas, tapetes e cortinas que combinem entre si e com a cor das paredes e dos móveis da casa de banho.

5. Acrescente uma planta natural (ou artificial, se não se atrever a fazê-lo devido aos cuidados que requerem ou porque a sua casa de banho não tem ventilação ou luz natural suficientes para garantir o seu bem-estar), uma vela aromática ou um difusor de óleos essenciais também podem dar um toque de vida e frescura à casa de banho.

Dicas para aplicar noutras divisões da casa

Na sala de estar ou na sala de jantar, evite colocar demasiados móveis ou objetos decorativos que possam desordenar o espaço por exemplo. Escolha um sofá, mesa e cadeiras que se adaptem ao tamanho e estilo da divisão. Além disso, deixe espaços vazios entre os móveis e os objetos decorativos, criando um equilíbrio visual e uma sensação de amplitude e leveza. Utilize almofadas, tapetes ou quadros para dar um toque de cor e personalidade à divisão.

Nos quartos, faça a cama todos os dias e guarde a roupa suja num cesto. Arrume regularmente o roupeiro e a secretária, retirando o que não é utilizado ou não é necessário. Utilize caixas ou cestos para guardar pequenos objetos que podem criar desordem, como jóias, acessórios ou livros por exemplo. Escolha roupa de cama, cortinados e almofadas que combinem entre si e com a cor das paredes e do mobiliário do quarto. Tal como na casa de banho, adicione uma planta, uma vela ou um difusor de óleos essenciais para dar um toque de vida e relaxamento ao quarto.

Na cozinha, esconda os eletrodomésticos que não utiliza frequentemente em armários ou gavetas e deixe apenas os essenciais na bancada. Além disso, utilize potes ou frascos a condizer para guardar géneros alimentícios como o açúcar, o sal ou a farinha. Pendure os utensílios de cozinha numa barra ou painel que esteja bem integrado no desenho da cozinha.

No hall de entrada, coloque uma sapateira, um móvel cabide de entrada ou um armário onde possa guardar os sapatos, os casacos e os acessórios que usa todos os dias. Além disso, acrescente um espelho, um candeeiro ou uma planta para criar uma sensação acolhedora e calorosa. Evite deixar chaves, correio ou bolsas em qualquer superfície e utilize um tabuleiro ou uma gaveta para os organizar.

Também pode gostar de...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *