Tem dúvidas sobre qual produto escolher? Aqui você pode ver nossos guias de compra com todas as informações que você precisa para encontrar o produto certo para você.
Quem nunca imaginou poder plantar tudo o que quiser na varanda do seu apartamento ou no terraço da sua casa? Se este é o teu caso, é possível que tenhas algumas dúvidas sobre qual o melhor modelo para ti. Em Aosom.pt ajudamos-te com este guia de compras, para que possas analisar todas as opções disponíveis e comprar a horta dos teus sonhos.
O que precisas de saber antes de comprar uma horta?
Muitas vezes a compra deste produto passa pela vontade do cliente de ser mais sustentável e independente em relação à produção e consumo de vegetais. Em nossa loja online, poderás encontrar entre hortas de madeira, metal ou aço, assim como também poderás escolher por exemplo hortas com tamanhos e formatos diferentes.
Veja alguns de nossos modelos abaixo:
Em seguida comparamos algumas características importantes que te vão permitir fazer assim uma decisão mais informada sobre a horta que te servirá melhor:
Estão disponíveis vários tipos de estruturas para o cultivo hortícola, que visam responder a todas as necessidades e condições. Podes escolher, por exemplo, entre hortas verticais, hortas de escada ou caixas de plantio de madeira ou de aço. Cada tipo de estrutura oferecer-te-á vantagens diferentes.
Também para o material não faltam alternativas. Com base na durabilidade e resistência de que precisas, que também vão depender do tipo de cultivo que queres fazer e das condições da área em que vives, podes escolher hortas compostas por vários materiais, como alumínio, PVC, policarbonato, madeira de abeto e metal.
A utilização a ser dada à tua horta vai ter influência na carga máxima que a mesma irá necessitar. Assim sendo, esta é outra característica a ter em conta, para a qual existem várias opções, desde áreas de cultivo que suportam 10kg até às que suportam 150kg.
Caso procures obter uma proteção maior para a tua horta, então terás que ter em atenção as estruturas que oferecem essa segurança, como as que têm cobertura de PE, que transforma a estrutura numa pequena estufa para plantas, impermeável e resistente aos raios UV e à intempérie. Assim como as coberturas com portas enroláveis também facilitam a respiração do habitáculo.
Tela interior de malha geotêxtil respirável e permeável para facilitar a limpeza e evitar que as raízes ou alguma pedrinha tampe o orifício de drenagem
O seu design sem fundo o torna perfeito para plantas de raízes longas
Porque devo comprar um armário de casa de banho?
Muitas são as razões que te podem levar a querer comprar uma horta. A principal razão na maioria dos casos é possuir na cidade um cantinho hortícola, que permita à família gerar parte do seu consumo, como por exemplo através do cultivo de cenouras, alfaces, couves e batatas.
Além disso, é cada vez mais importante arranjar formas de possuirmos autonomia no campo da alimentação, não só como forma de poupança financeira, mas também como atividade proporcionadora de bem-estar pessoal. É por isso mesmo que adquirir este produto é essencial. Ao investires numa horta, seja ela vertical ou suspensa, estarás, concomitantemente, a investir em ti próprio e na tua autonomia e independência. Além disso, é um excelente hobby para ter, não só a nível individual, mas também como atividade em família, para educar aos mais pequenos sobre o que é uma vida mais sustentável. Com estas hortas, saberás sempre aquilo que estás a comer e de onde veio.
O tipo de verduras que queres plantar e a melhor época do ano para o fazeres vai depender do sítio onde tens a tua horta e do respetivo clima. Há verduras que se dão melhor em épocas mais frias (alface, rúcula, agrião, couve, rabanete, repolho e beterraba) e outras que dão melhor em épocas mais quentes (cenoura, couves-de-bruxelas, espinafres, nabos, rabanetes e repolho e cebola). Faz as tuas plantações de acordo com o clima.
Se és iniciante e quer começar por algo mais fácil, opta por cultivar legumes e verduras como alho, batata, cenoura, alface, gengibre, coentro e pimenta.
Sim, pode. É até aconselhado que divida a horta em quatro parcelas, por forma a ir fazendo rotações essenciais à boa gestão da horta, por mais pequena que esta seja.
Para cuidares da tua horta, deves possuir as seguintes ferramentas e materiais: enxada, ancinho, sachola, pá larga, pá de plantar, tesoura de poda, faca de colheita, regador, cesto para colheita, balde, adubo orgânico e substrato.
Algumas das vantagens de ter uma horta vertical são o aumento da produtividade, uma vez que o rendimento da produção é de 5 a 10 vezes maior por metro quadrado, comparado aos métodos tradicionais de cultivo; a produção durante todo o ano; colheitas consistentes e confiáveis; facilidade na instalação e na manutenção; e, por fim, economia de espaço.
As hortas fabricadas com madeira maciça de abeto e com estruturas em aço, demonstram maior resistência ao desgaste e consequente durabilidade e resistência. Também aquelas que possuem superfícies tratadas com tratamento anticorrosivo se mostram mais firmes com o passar dos anos.
Manutenção
A tua horta pode ser-te útil durante muitos anos, mas, para isso, é fulcral que tenhas alguns cuidados para que a sua estrutura se mantenha firme com o passar dos anos. Estas são algumas das nossas recomendações, mas podes sempre encontrar conselhos de manutenção do fabricante para cada modelo no devido manual de instruções.
Deves limpar a horta com alguma frequência para evitar que a sujidade se acumule e que os orifícios de drenagem entupam.
Verificar partes específicas da tua horta mais sensíveis, para garantir que continuam a funcionar corretamente e de forma a garantir a segurança do teu cultivo: tampa, malha geotêxtil, sistema de ventilação, entre outros.
Deves respeitar os limites de peso estipulados no livro de instruções da tua horta para evitar danificá-la.
Protege a tua horta de situações meteorológicas adversas, caso a mesma não possua uma estrutura preparada para elas.